FESTIVAIS JAPONESES

Festivais Japoneses


As festas japonesas e outras cerimonias ocasionais se dividem em dois grupos: Os festivais- Matsuri e as festas anuais – Nenchu Gyoji.
Matsuri, essa é a palavra japonesa para uma festa ou feriado geralmente de origem xintoísta e celebradas anualmente em dias fixos.  Já os festivais anuais, Nenchu Gyouji, são na sua maioria de origem chinesa ou budista e são fixados por temporada para definir um calendário anual de eventos.Matsuri são celebrados regionalmente e os Nenchu Gyouji são celebrados de forma geral em todo o Japão e também em outras localidades com grande população de nikkei como por exemplo aqui mesmo no Brasil. No Japão, os festivais geralmente são patrocinados por um santuário local ou templo, embora possam ser seculares.
Não se sabe exatamente quantos festivais japoneses são realizadas a cada ano. Uma boa estimativa é de 100.000 festivais. No Japão há mais de 10.000 templos e santuários. A maioria deles tem  pelo menos um festival todos os anos. Alguns santuários tem até 70 festivais por ano. Além é claro dos  festivais nacionais e locais.
Esses festivais são bem diversificados, há festas religiosas, festivais de fogo, festivais de neve, festivais de dança, festivais de música, festivais de perfomance, festivais nudistas.. Podem ser desde calmos  e pacatos a bebanças, selvagens e perigosas.
Festivais Anuais
Alguns dos dias mais importantes são:  Ano novo, Dia do Adulto (Seijin no Hi), Festival de Bonecas (Hina Matsuri) no dia 3 de março, Golden Week em maio, Festival de Bon (Obon) em 13-15 de julho (agosto em algumas áreas) e véspera de ano novo.

O Ano Novo e o Obon são os maiores eventos do calendário anual. Espera-se que as famílias se reúnem em casa de família – não importando o quão desunidos os membros podem ser – para honrar seus antepassados. Na noite de véspera de ano novo ou no dia seguinte, eles visitam o  santuário local. Geralmente não tem nenhuma celebração selvagem com  contagem regressiva do ano novo como aqui no ocidente.
Obon, uma celebração aos mortos, nessa data as pessoas visitam o túmulo da família para limpa-los e comunicar as novidades. O obon começa com a recepção aos mortos (mukae-bi), quando uma lanterna com o simbolo da familia é acesa, três dias depois, os espiritos voltam para o mundo dos mortos, então novamente a lanterna ou fogueira é acesa, é a fogueira da despedida(okuri-bi).
Seijin no Hi (Dia da maioridade)  celebra as pessoas que estão com 20 anos. Na segunda segunda-feira de Janeiro, os jovens que tem 20 anos de idade se vestem nos seus melhores trajes e visitam um santuário ou participam  de uma cerimônia municipal para honrar sua idade adulta. Muitos jovens usam quimono também, as garotas usam o furisode, os garotos hoje em dia preferem ir de terno, alguns ainda usam o haori hakama. Ultimamente esse dia é  marcado por comportamento desordeiro e falta de respeito os aspectos formais da data.

Setsubun em fevereiro marca o início da Primavera. A palavra significa literalmente ” divisão das estações do ano”. Pessoas jogam feijão em quem estiver vestindo uma máscara e representando um demônio e cantam ‘Oni wa soto! Fuku wa uchi’‘ ou ‘Demonio e má sorte para fora! Sorte na casa‘. Celebridades muitas vezes visitam os santuários principais para jogar o feijão e outras guloseimas para grandes multidões.

Hina Matsuri ou Festival de bonecas é uma exposição de bonecas representando o Imperador, a Imperatriz e sua corte em vestimentas tradicionais do periodo Heian dispostas em plataformas com panos vermelhos em degraus. A maioria de repousos com meninas terá uma exposição, de simples bonecos e cartões para elaboradas configurações que custam centenas de milhares de ienes. Já o Dia das crianças ou Tango no Sekku é na real uma festa para os meninos, correspondente para o Festival de Bonecas para meninas. Bonecos de guerreiro samurais  são expostos dentro de casa  e koinobori que é uma carpa (a carpa é considerada um símbolo de sucesso, força e bravura) colorida de tecido ou papel são colocados do lado de fora de casa, quando o Koinobori é visto tremular junto ao céu azul se tem a impressão de estar vendo uma carpa nadando contra a correnteza. Em ambos os dias, é comida uma refeição especial. O Dia das crianças cai durante o feriado de Golden Week, que junto com o Ano Novo e a Semana de Obon é um dos feriados mais movimentados  em todo o país, com milhões de japoneses também viajando para o exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

L Gif Pictures, Images and Photos